Sobre a PRADMOVA

Bem-vindo à PRADMOVA – Associação Cultural e Educacional da comunidade Belarussa em Portugal.

PRADMOVA é uma jovem ONG fundada em Novembro de 2020 com o objetivo de unir os belarussos que vivem em Portugal e os cidadãos dos países de língua portuguesa.

Nos últimos anos, a organização cresceu para dezenas de membros ativos e voluntários que ajudam a PRADMOVA a cumprir sua missão.

Juntos desenvolvemos novas iniciativas culturais e educativas em diferentes formatos: exposições, concertos, conferências, apresentações com a participação de figuras culturais, intelectuais e da sociedade civil belarussa e portuguesa. 

Conheça-nos melhor: FAQ

Como foi fundada a Associação PRADMOVA?

A PRADMOVA foi fundada em Agosto de 2020 e registada oficialmente em Novembro de 2020.

A Associação nasceu na sequência de eventos relacionados com as eleições fraudulentas que ocorreram em Belarus em 9 de Agosto de 2020 e com a violação escandalosa dos direitos humanos pelo regime do ditador Lukashenko.

Para defender os votos e a dignidade da sua nação, os belarussos de Portugal uniram-se sob os auspícios da associação oficialmente registrada – PRADMOVA.

Em belarusso, a palavra pradmova (“прадмова”) significa “prefácio”. Vemos o PRADMOVA como um prefácio de um livro muito emocionante, criativo e delicado que estamos a escrever juntos.

Qual é a estrutura da PRADMOVA?

A PRADMOVA é administrada pelos 14 membros da direção que são eleitos para um mandato de dois anos. O presidente e o vice-presidente da PRADMOVA exercem o papel de porta-vozes da associação. Todas as posições são voluntárias

Qualquer pessoa se pode tornar um associad@/sóci@ da PRADMOVA preenchendo o formulário de inscrição.

Quais são os principais objetivos da PRADMOVA?

– nutrir a cultura belarussa em Portugal e incentivar projetos colaborativos entre artistas, jornalistas, cientistas e ativistas portugueses e belarussos.

– fornecer uma plataforma à diáspora belarussa que vive em Portugal para tomar iniciativa e criar os seus próprios projetos.

– representar e promover os interesses da sociedade civil belarussa com o objectivo de manter a sociedade portuguesa informada sobre a violação dos direitos humanos em Belarus.

– criar relações bilaterais e multilaterais com ONG portuguesas, grupos da sociedade civil e meios de comunicação social na área da ação cívica e da educação cultural.

A PRADMOVA é uma organização política?

Não, PRADMOVA é uma organização cultural e educacional. No entanto, devido à atual situação de violação dos direitos humanos e da repressão em Belarus, a PRADMOVA também tem liderado iniciativas destinadas a defender os direitos cívicos dos belarussos.

Quais são as iniciativas organizadas pela PRADMOVA?

– eventos culturais, workshops e programas de intercâmbio que promovam a cultura belarussa em Portugal;

– ações de rua e campanhas públicas em defesa dos direitos humanos em Belarus;

– colaboração com a mídia portuguesa na divulgação das principais atividades da PRADMOVA.

Porque preciso da PRADMOVA?

A PRADMOVA é uma plataforma que pode ajudá-l@ a conhecer a cultura belarussa. Inspirados na tradição, nós promovemos a rica história do nosso país, atentos aos desenvolvimentos atuais da arte e da cultura modernas. Ao aderir à PRADMOVA, pode ter uma experiência intercultural e descobrir os segredos do património cultural e histórico de Belarus.

Como posso ajudar a PRADMOVA?

Através da tua participação, que pode ser expressa de diversas formas:) Por exemplo, podes vir aos nossos eventos! 

Também podes participar em atividades da PRADMOVA como voluntári@ ou como membro. Ficamos sempre contentes por incentivar iniciativas privadas!

E por último, podes apoiar-nos financeiramente e fazer uma doação. Qualquer quantia será uma grande ajuda.